Cadastro de Clientes
Colibri Food
Por meio do cadastro de clientes é possivel inserir todos os dados relevantes a um cliente, tais como nome,endereço, consulta de pedidos realizados, entre outras funcionalidades.
Tipo de Cliente
O cadastramento do tipo de cliente permite armazenar classificações que serão atribuídas no cadastro do clientes, permitindo consultas em listagens por tipos de clientes.
Procedimentos
1. | Para incluir um novo tipo de cliente, clique no botão Novo, no campo "Descrição do Tipo", digite um tipo de cliente que frequenta o estabelecimento. |
2. | Clique no botão Gravar. |
3. | Para alterar alguma informação cadastrada, selecione a descrição a ser alterada e clique no botão Alterar. |
4. | Digite a nova descrição e clique no botão Gravar. |
5. | Para excluir um Tipo de Cliente, selecione a descrição e clique no botão Excluir, em seguida confirme a exclusão. |
Os cadastros efetuados na tela "Tipo de Clientes", serão utilizados no cadastramento de clientes e em listagens de relatórios. |
Cadastro de Clientes
Quando a venda for realizada para um novo cliente, será apresentada uma tela para cadastro de seus dados.
A inclusão de clientes no sistema Colibri possui quatro abas de cadastramento:
• | Dados Cadastrais. |
• | Histórico. |
• | Conta Assinada. |
• | Cartões de Crédito. |
Aba - Dados Cadastrais
Nesta aba serão digitadas as informações referente ao nome, endereço, telefone, descontos e limites, e-mail, e outros dados de cadastro do cliente do estabelecimento.
Procedimentos
1. | Para inclusão dos dados cadastrais do cliente, clique no botão Novo, e preencha as informações do cliente. |
Será apresentada na tela os seguintes dados referentes aos dados cadastrais do cliente:
Campo |
Funcionalidade |
Telefone |
Informe um número de contato do cliente. |
Tipo |
Informe o tip de cliente. Exemplo: cliente VIP, Especial. |
Situação |
Se marcado o checkbox, indica que é um cliente ativo. |
Nome |
Informe o nome do cliente. |
Endereço |
Informe o endereço do cliente. |
Região |
Informe a região em que o cliente reside. |
Desconto |
Informe o tipo de desconto oferecido para o cliente. |
Desconto Até |
Informe a validade do desconto. |
1º Compra |
Informe a data da primeira compra, para identificar desde quando é cliente do estabelecimento. |
Mídia |
Forma em que o cliente teve conhecimento sobre o estabelecimento. |
CNPJ/CPF |
Informe o número CNPJ ou CPF o cliente. |
Insc. Estadual - RG |
Informe o número da inscrição estadual ou o número do RG do cliente. |
Correio Eletrônico |
Informe um endereço eletrônico para envio de promoção, programação. |
Cadastrado em |
Informe a data em que o cliente foi cadastrado no sistema. |
Conta Assinada |
Se marcado o checkbox, indica que o cliente possui conta no estabelecimento. |
Limite até |
Informe um valor limite de consumação para o cliente que possui conta assinada. Esse valor indica que o cliente poderá consumir no máximo, o valor cadastrado, não podendo utrapasar. |
Válido até |
Informe a data, indicado até quando o cliente poderá usar "Conta Assinada". |
2. | Clique no botão Gravar. |
Aba - Histórico
Nesta aba serão armazenadas todas ocorrências com o cliente, como por exemplo: reclamações, sugestões, informações, etc.
Procedimentos
1. | Para inclusão de um histórico, selecione o nome do cliente e clique no botão Novo, e preencha as informações do histórico. |
Será apresentada na tela os seguintes dados referentes ao histórico do cliente:
Campo |
Funcionalidade |
Data |
Informe a data para registro. |
Tipo de Ocorrência |
Selecione o tipo de ocorrência, já cadastrado na tela "Cadastro de Ocorrências". |
Histórico |
Descreva uma observação para o histórico do cliente. |
2. | Clique no botão Gravar. |
Aba - Conta Assinada
Nesta aba serão visualizados os valores de Recebimentos de Conta por Conta Assinada (pendura) do cliente no estabelecimento.
Procedimentos
1. | Clique sobre o nome do cliente para visualizar os valores de Crédito/Débito e Saldo do cliente da conta assinada. |
Será apresentada na tela os seguintes dados referentes a conta assinada do cliente:
Campo |
Funcionalidade |
Data |
Informe a data para registro. |
Crédito |
Neste campo é registrado, o valor gasto pelo cliente no estabelecimento. |
Débito |
Neste campo é registrado, o valor que o cliente possui para consumo, em casos de o cliente deixar um valor pago para o estabelecimento. |
As informações nesta aba só serão visualizadas se a opção "Conta Assinada" da aba "Dados Cadastrais", estiver habilitada e se o cliente já possuir crédito/débito por este tipo de pagamento. |
Aba - Cartões de Crédito
Esta aba permite o cadastro dos cartões de crédito do cliente.
Procedimentos
1. | Selecione o nome do cliente e clique no botão Novo, para digitar os dados do cartão de crédito do cliente. |
Será apresentada na tela os seguintes dados referentes aos cartões de crédito do cliente:
Campo |
Funcionalidade |
Tipo do Cartão de Crédito |
Informe o tipo de cartão de crédito do cliente. Exemplo: Visa, MasterCard, Redeshop. |
Número do Cartão |
Informe os dados do cartão. |
Validade |
Informe a data de validade do cartão. |
2. | Clique no botão Gravar. |
Em situações atípicas, o cliente poderá fornecer os dados dos cartões. Porém, por questões de segurança, atualmente, estas informações devem ser mantidas em sigilo. |
Cadastrar Regiões
O cadastro de regiões, tem a finalidade de armazenar as regiões e as respectivas quantidades de taxas de entrega em um estabelecimento que trabalha com entregas.
Procedimentos
1. | Para inclusão de uma nova região, clique no botão Novo, e digite o nome da Região e o valor da Taxa que será cobrada, caso o estabelecimeto trabalhe com entregas. |
Será apresentada na tela os seguintes dados referentes as regiões:
Campo |
Funcionalidade |
Nome da Região |
Informe o nome da região. Exemplo: ABC, Zona Norte, Zona Leste, Zona Sul. |
Qtde. Taxas |
Informe o valor que será cobrado em cada região para a taxa de entrega. |
2. | Clique no botão Gravar. |
Os valores de taxa de entrega, bem como, a impressão por região devem ser configurados previamente. |
Cadastrar Ruas
Nesta tela é realizado o cadastro de todas as ruas que fazem parte da Região de entrega do estabelecimento e suas respectivas numerações.
Procedimentos
1. | Para inclusão de uma nova rua, clique no botão Novo, e digite os dados da Rua. |
Será apresentada na tela os seguintes dados referentes ao cadastro de ruas:
Campo |
Funcionalidade |
Prefixo |
Informe o termo que designa o espaço. Exemplo: Rua, Av., praça, parque, jardim. |
Região |
Informe o valor que será cobrado em cada região para a taxa de entrega. |
Nome do Logradouro |
Informe o endereço. |
Nº Inicial |
Informe o número inicial do logradouro. |
Nº Fnal |
Informe o número final do logradouro. |
Entrega |
Informe o valor a ser cobrado para a taxa de entrega. |
Local no Guia |
Informe o local em que o endereço cadastrado se encontra no guia. |
2. | Clique no botão Gravar. |
3. | Para cadastrar intervalos da mesma rua selecione o nome da rua, e clique em um dos intervalos já existentes desta rua. |
4. | Clique no botão Novo. |
O cadastro de ruas será utilizado, no processo de vendas, quando configurado para esta finalidade em "Manutenção > Configurações > Guia Geral". |
Cadastrar Tipos de Ocorrências
Este cadastro destina-se exclusivamente para a classificação dos históricos de um cliente, por exemplo: reclamações, sugestões, etc.
Procedimentos
1. | Para inclusão de uma nova Ocorrência, clique no botão Novo, e digite o nome da Ocorrência e o valor da Qtde Taxa. |
Será apresentada na tela a seguinte informação referente ao cadastro de ocorrência:
Campo |
Funcionalidade |
Nome da Ocorrência |
Identifique uma ocorrência. Exemplo: Desistência do cliente, Pedido cancelado. |
2. | Clique no botão Gravar. |
Cadastrar Perfil
O cadastramento de Perfil permite a utilização de Fichas personalizadas de acordo com o perfil do cliente do estabelecimento.
Procedimentos
1. | Para inclusão de um Perfil, clique no botão Novo, e digite os dados do Perfil. |
Será apresentada na tela os seguintes dados referentes ao perfil do cliente:
Campo |
Funcionalidade |
Código |
Informe um código para identificar o perfil. |
Nome |
Identifique o perfil do cliente. Exemplo: Mulher, Homem |
Descrição |
Informe uma descrição. Exemplo: Para clientes do sexo masulino. |
Ativo |
Se marcado o checkbox, indica que o perfil cadastrado estará ativo. |
Consumação |
Informe o valor de consumação para o perfil adastrado. Exemplo: Mulher - VIP, Homem - 25,00 |
Taxa de Entrada |
Informe o valor a ser cobrado como taxa e entrada. |
Limite de Crédito |
Informe um limite de crédito, para o perfil cadastrado. |
2. | Clique no botão Gravar. |
O Cadastro de Perfil em um estabelecimento está relacionado ao modo de vendas com abertura prévia de fichas e uso de chek-in. |