Emissão, cancelamento e inutilização de NF-e
Esys NF-e 2
No Sistema Girassol, a emissão das notas fiscais eletrônicas pode ser realizada no módulo Operações, na tela tela Central de Operações. A emissão de notas fiscais, conforme determinação da SEFAZ, substitui os modelos de notas fiscais 1 e 1A, para o modelo fiscal 55.
No Sistema Girassol, ao habilitar os parâmetros para utlização da NF-e, será habilitada a página NF-e, que conterá informações da nota fiscal.
Emissão de NF-e
A emissão de notas fiscais podem ser classificadas em dois tipos:
▪ | Emissão Normal: É um tipo padrão para emissão da nota fiscal eletrônica, enviado quando não existem problemas com a conexão entre o software contribuinte e a Secretaria da Fazenda. |
▪ | Contingência: Emitida somente em casos de problemas de comunicação entre o software contribuinte e a Secretaria da Fazenda. Nesse momento, as informações são enviadas para a Receita Federal, responsável pelas Secretarias da Fazenda de todos os estados. O uso do formulário de Contingênca, é recomendado somente em último caso. A NF-e em contingência implica na impressão do DANFE em formulário de segurança. |
Para mais informações, consulte o site da Nota Fiscal Eletrônica.
Inutilização de NF-e
A inutilização é o o processo de informar à SEFAZ até o décimo dia do mês subseqüente, que determinada faixa de numeração não foi e não poderá mais ser utilizada sendo, portanto, vedado a autorização posterior de NF-e's com os números da faixa. Só é possível inutilizar as notas que não tenham sido autorizadas, canceladas ou denegadas.
Para mais informações, consulte o site da Nota Fiscal Eletrônica.
Cancelamento de NF-e
O cancelamento de nota fiscal eletrônica só é possível para notas previamente autorizadas pelo Fisco, contendo protocolo de “Autorização de Uso” e desde que não tenha ainda ocorrido o fato gerador, ou seja, ainda não tenha ocorrido a saída da mercadoria do estabelecimento. Atualmente o prazo máximo para cancelamento de uma NF-e é de 24 horas (1 dia).
Verifique o processo de cancelamento da NF-e:
Para mais informações, consulte o site da Nota Fiscal Eletrônica.